Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Pai desenvolve robô de quase R$ 1 milhão para filho com paralisia

Uma condição neurológica impediu que o jovem Oscar Constanza, de 16 anos, pudesse andar por conta própria, mas graças a sua força de vontade e ao trabalho de seu pai, sua situação não o impede mais de andar: agora, com uma simples ordem dada a um exoesqueleto, Oscar pode caminhar com firmeza e independência. Seu pai é Jean-Paul Constanza, engenheiro de robótica e um dos fundadores da empresa francesa Wandercraft, responsável por fabricar o traje, e desenvolveu o exoesqueleto por um pedido direto e franco de seu filho, anos atrás.

“Pai, você é engenheiro de robótica. Por que você não faz um robô que nos permitisse andar?”, teria perguntado o jovem, segundo relato do engenheiro, como motivador inequívoco a levar o pai a desenvolver a tecnologia. A condição neurológica de Oscar faz com que seus nervos não enviem sinais suficientes às pernas, impedindo assim o jovem de caminhar – agora basta ele dizer “Robô, levantar” para se colocar de pé e enfim se mover sem ajuda de ninguém.

O traje da Wandercraft oferece apoio para o usuário se manter de pé e também estimula o movimento do corpo, e diversas unidades já são utilizadas em hospitais na França, em Luxemburgo e nos EUA – um exoesqueleto da empresa é vendido por cerca de 176 mil dólares, valor equivalente a cerca de 915 mil reais. O traje, no entanto, ainda não é vendido em esfera individual e particular, e a empresa trabalha em uma versão mais leve e barata para introduzir a tecnologia para venda direta no mercado.

São diversas as empresas atualmente trabalhando no desenvolvimento de exoesqueletos como o da Wandercraft, que hoje permite a Oscar diversas horas de autonomia todos os dias. Não é exagero supor que os exoesqueletos em pouco tempo poderão substituir as cadeiras de roda como meio de autonomia e movimento fundamental para os indivíduos necessitados. O uso dos exoesqueletos, porém, pode ir além, oferecendo também suporte e proteção para trabalhadores que passem muitas horas por dia de pé ou enfrentem situações de trabalho especialmente cansativas.

Fonte: Hypeness

Deixe um comentário