Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Em um ano de uso obrigatório de máscaras, fotógrafo registra ‘sorriso pelos olhos’ de desconhecidos

Um fotógrafo de 26 anos decidiu capturar, com suas lentes, o “sorriso nos olhos” de desconhecidos que encontrava na rua usando máscaras de proteção facial, durante o período de pandemia. Nesta sexta-feira (7), a obrigatoriedade do item de proteção completa um ano em todo o Estado de São Paulo.

Bruno Matteo atua como fotógrafo há três anos. Ele, que atualmente vive em Santos, no litoral paulista, conta que a ideia de criar um projeto onde registraria pessoas, até então desconhecidas, sorrindo – mesmo usando máscaras e cobrindo boa parte do rosto – surgiu da angústia que viu em parte da população durante o período de isolamento social.

“Vi muitas pessoas preocupadas, tristes, angustiadas, sem rumo a tomar e se entregando. Mas, também encontrei muita gente com sorriso nos olhos, com esperança e fé de que as coisas vão dar certo. Resolvi registrar essas pessoas para passar a mensagem de otimismo, de que as coisas vão melhorar”, explica.

O fotógrafo conta que as 24 pessoas registradas ao longo de seu projeto são, justamente, as 24 pessoas que ele parou na rua para contar sobre as fotos que gostaria de fazer. “Tive sorte, ninguém com quem eu tenha conversado recusou participar”.

A única característica em comum nas pessoas fotografadas é a máscara, garante Bruno. “São pessoas que eu encontrei no meu cotidiano. Usar máscara é demonstrar empatia com o próximo, é uma manifestação de amor e afeto, um respeito à vida”.

As imagens, registradas em diversas cidades por onde o fotógrafo precisou passar durante os últimos meses, devem ser expostas em breve. “Mas ainda não é o momento”, diz, devido às medidas de restrição de circulação e ao distanciamento social necessário neste período.

Uso obrigatório em SP

O decreto estadual 64.959/2020 já tornava obrigatório o uso geral de máscaras desde maio de 2020. A regra vale para espaços públicos, inclusive transporte por aplicativo, nas 645 cidades paulistas por tempo indeterminado, para o combate à pandemia do coronavírus.

Fonte: G1

Deixe um comentário