Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Saiba como ventilar melhor os ambientes e reduzir o risco de contaminação por coronavírus

A combinação de pandemia de coronavírus e aproximação do inverno pode implicar certo nível de desconforto que, em outros tempos, seria evitado: deve-se suportar o frio para reduzir o risco de contaminação por gotículas ou micropartículas de secreção respiratória em determinados ambientes e situações, preservando-se a saúde. 

Como regra geral, é essencial promover a circulação de ar, abrindo mais de uma janela ou porta para permitir a formação de correntes de vento — a chamada ventilação cruzada — e a dissipação do ar “viciado”. Isso se torna fundamental quando estão reunidas pessoas que não moram na mesma residência. 

Visitas não são recomendadas neste momento crítico da crise sanitária, mas se, por acaso, a presença de um não coabitante for imprescindível — um prestador de serviço, por exemplo, para efetuar um reparo urgente —, os moradores devem permitir a renovação do ar pelo maior número possível de aberturas. 

Onde não for viável estabelecer ventilação cruzada, deve-se ter pelo menos duas aberturas. Quanto mais o ar circular, melhor. 

Médico infectologista, Sidnei dos Santos Júnior, do Hospital Divina Providência, em Porto Alegre, ressalta que o cuidado com a ventilação na presença de outras pessoas não exclui a manutenção das demais precauções, sempre repetidas por profissionais de saúde.

— Segue a necessidade de distanciamento e do uso de máscaras, independentemente de como se vai ventilar o local — observa Sidnei. 

Ar-condicionado não garante renovação do ar 

Em geral, os aparelhos de ar-condicionado domésticos operam com o sistema de recirculação, ou seja, não há renovação do ar interno com a entrada de ar externo. Bruno de Rosso Ribeiro, engenheiro mecânico e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também atua como coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Refrigeração e Climatização, lembra que alguns dos aparelhos de janela (colocados em uma grande abertura na parede), mais antigos, permitiam certo nível de troca, o que não acontece com os do tipo split, predominantes hoje em dia. 

A Lei 13.589/2018 dispõe sobre a climatização artificial em edifícios de uso público e coletivo, como hospitais, laboratórios, consultórios, shoppings, lojas e academias, para que se possa garantir a boa qualidade do ar, eliminando ou minimizando riscos à saúde dos ocupantes. Se cumpridas as regras e feita a manutenção adequada, esses aparelhos proveem a renovação de ar nos ambientes. 

Como melhorar a ventilação nos ambientes

Casa

  • Prefira ventilação natural, mantendo janelas e/ou portas abertas e promovendo a chamada ventilação cruzada (quando há formação de correntes de vento).
  • Aparelhos de ar-condicionado do tipo split operam apenas recirculando o ar ambiente, sem renovação com entrada de ar da rua. Quando apenas coabitantes estiverem presentes, não há problema, mas portas e janelas devem ser abertas caso chegue alguém.
  • Na presença de pessoas que não moram na mesma residência, é fundamental que todos mantenham distância uns dos outros e usem máscaras.
  • Quem chega para uma visita não deve retirar a máscara. Aqueles que já estão no local também precisam utilizar o acessório — o fato de estarem na própria casa não elimina essa necessidade.
  • Não se esqueça de que indivíduos assintomáticos também transmitem o coronavírus. O fato de não apresentar sintomas em determinado momento não é garantia de segurança para ninguém.
  • Após a saída das pessoas que não moram na casa, é fundamental arejar bem os cômodos, deixando o vento correr. Vale limpar as superfícies dos locais por onde os visitantes passaram, removendo possíveis partículas contaminadas. 

Ônibus

  • O ideal é que todas as janelas do veículo sejam mantidas abertas. 
  • Quem viaja de pé e precisa se segurar nas barras não pode descuidar da higienização das mãos com álcool, antes e depois de usar o transporte público. 

Carros

  • Coabitantes podem andar em veículo próprio com as janelas abertas ou fechadas, conforme a preferência. Se houver contato com terceiros, como no posto de gasolina, é imprescindível colocar máscara. 
  • No painel de controle do ar-condicionado, há um botão para escolha de entrada de ar externo, que permite a renovação do ar no interior do veículo. 
  • Se precisar dar carona a alguém que não mora com você ou quando solicitar o serviço de táxi ou carro por aplicativo, cada ocupante do automóvel precisa abrir bem a janela que estiver a seu lado.
  • Placas acrílicas que separam os assentos da frente do banco traseiro são uma boa proteção, mas não permitem que sejam dispensadas as demais medidas de segurança (janelas abertas e máscaras). 

Comércio e outros locais públicos

  • Estabelecimentos de uso público e coletivo precisam se adequar conforme as disposições da Lei 13.589/2018. A climatização precisa promover a renovação do ar, e não apenas a recirculação. 
  • Se estiver na dúvida sobre a adequação da ventilação, prefira locais com boa entrada e circulação de ar. 
  • Não leve a família na hora de fazer compras. O ideal é que apenas uma pessoa se encarregue da tarefa. Prepare uma lista previamente para otimizar seu tempo dentro do estabelecimento. Escolha, compre e saia rapidamente. 
  • Utilize máscara, higienize as mãos com álcool e mantenha o distanciamento ao transitar pelos corredores e nas filas.  

Fontes: Bruno de Rosso Ribeiro, engenheiro mecânico, e Sidnei dos Santos Júnior, médico infectologista

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe um comentário