Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Gene protetor da covid-19 é descoberto por cientistas no Reino Unido

Pesquisadores da Newcastle University, do Reino Unido, descobriram um gene que é encontrado com mais frequência em indivíduos que tiveram covid-19 de forma assintomática, o Human Leukocyte Antigen (HLA). O trabalho sugere, portanto, que pessoas com esse gene têm algum grau de proteção contra casos graves da infecção. Para os pesquisadores, esta é a primeira evidência clara da resistência genética.  

 —  Essa é uma descoberta importante, pois pode explicar por que algumas pessoas pegam covid-19 e não ficam doentes. Isso pode nos levar a desenvolver um teste genético para indicar quem a gente precisa priorizar em futuras campanhas de vacinação  —  explicou Carlos Echevarria, da Newcastle University.  

O trabalho comparou pessoas da mesma comunidade que não apresentaram sintomas com aqueles que tiveram quadros mais graves da doença e não tem comorbidades. Foram usadas amostras de 49 pacientes que foram hospitalizados com insuficiência respiratória, amostras de um grupo de 69 pessoas assintomáticas  —  todas trabalhadoras de hospitais que tiveram o teste positivo para anticorpos em exames de rotina  — , e um grupo controle de um estudo sobre os genes HLA. Todos eles tinham ascendência europeia.  

Conforme os pesquisadores, a presença do HLA está correlacionada a latitude e longitude o que, na prática, significa que pessoas no norte e oeste europeu são mais propensas a tê-lo. Isso sugere que descendentes europeus são mais suscetíveis a permanecer assintomáticos, mas, ainda assim, transmitir o vírus às populações mais vulneráveis. 

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe um comentário