Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

As paixões do empresário que vai abrir museu de minicarros no Vale dos Vinhedos

Dono da Cinex, fabricante de mobiliário de alumínio e vidro de Bento Gonçalves, César Cini foi questionado pela então namorada, Catia Giacomello, em uma manhã de domingo de 1998, quando estava trabalhando na sua fábrica:

_ Ela disse: “o que está fazendo aí? Te arranja um hobby, se não tu vai enlouquecer” _ recorda o empresário que abrirá um museu de minicarros no Vale dos Vinhedos.

Meses depois, em viagem do casal à Itália, Cini foi “fisgado” por um Fiat Cinquecento 1970. A paixão foi tão arrebatadora que não deu tempo de voltar ao Brasil para comprar o seu primeiro minicarro. Olhando os classificados locais, o empresário encontrou o primeiro item que mais tarde iria compor sua coleção de 35 veículos. A partir da aquisição, passou a frequentar eventos de carros antigos. Até que um dia foi provocado novamente por Catia ao ver um Romi-Isetta…

_ Ela disse que, se eu comprasse um daqueles, me acompanhava nos encontros _ lembra o marido.  

Como a empresa de Cini também tem escritório e amigos na Itália, o empresário conseguiu comprar minicarros de diversos países, como Holanda, Inglaterra, Espanha, Alemanha e, principalmente, da própria Itália. Esse tipo de veículo foi popularizado na Europa a partir da Segunda Guerra Mundial impulsionados por motores de motos. Mais recentemente ampliou o leque para Estados Unidos e outros continentes.

E foi novamente a esposa que o incentivou a mostrar para o mundo um pouco da sua casa, onde inclusive há um modelo Ford T 1926 em tamanho real decorando uma parede, e a garagem que estava repleta de minicarros. Catia morreu em 2018, com 48 anos, vítima de um câncer.

_ E foi aí que canalizei minhas energias no museu e acho que foi bom _ conta o marido.

A partir de julho, Cini pretende abrir o Cini Microcars Collection para mostrar um pouco dessas paixões que cultivou ao longo de mais de duas décadas.

Investimento de R$ 4 milhões e pequenas raridades


O Cini Microcars Collection está sendo instalado no Vale dos Vinhedos, na localidade de Linha 8 da Graciema, em um prédio novo alugado. A área de museu vai ocupar 600 metros quadrados, mas há espaço para outras operações, como café ou restaurante. A montagem está na fase de construção das plataformas para os carros. O espaço deve abrir inicialmente de quinta a domingo, a partir de julho.

O empresário buscou inspiração em museus nos Estados Unidos e na Inglaterra. Na América Latina, a pesquisa de mercado para a criação do espaço apontou que há coleções privadas de minicarros, mas não há local aberto ao público nos moldes do que será inaugurado agora.

De um acervo de 35 carros, 27 ficarão expostos no museu, com a possibilidade de se fazer um rodízio entre os veículos. O carro mais antigo será um Austin Seven 1932. O mais raro da coleção é um Zundapp Janus. O investimento na montagem do museu, incluindo todos os modelos, soma cerca de R$ 4 milhões.  

_ Tem o público leigo, o turista, mas tem o aficionado, que é o chamado antigomobilista, e tínhamos que ter mais peças para surpreender. Então, no ano passado, compramos alguns carros mais caros _ aponta o investidor.

Outro destaque do museu será uma ala específica para os carros italianos, inclusive com piso de paralelepípedos inspirado no país homenageado.

Fonte: O Pioneiro

Deixe um comentário