Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Sem visitas presenciais, ONG Doutorzinhos se reinventa com chamadas de vídeo em hospitais

Com um tomate na mão, sorrindo para a câmera do celular, a palhaça Miloca convida a pequena Valentina para brincar de adivinhação. Assim que a menina aceita, a doutora Bem-Te-Vi entra na conversa exibindo uma banana.

– Gosto muito quando elas vêm. Ainda mais quando sei responder às perguntas. É minha parte preferida – diz Valentina de Bitencourt Zanini, sete anos, desde os cinco fazendo quimioterapia para tratar um neuroblastoma no abdômen.

– Lá vai, hein? Muita atenção – avisa Miloca, para depois indagar: – O que que a banana falou para o tomate?

Valentina acerta na mosca! (Mais adiante, daremos a resposta.) Assim tem sido a rotina dos voluntários da ONG Doutorzinhos: desde o início da pandemia, eles visitam hospitais dentro das próprias casas, por meio de videochamadas.

Ontem pela manhã, a professora de Educação Artística Marilia Schmitt Fernandes, 58 anos, a Miloca, estava em Canoas. Já a biomédica Francele Piazza, 34, a Bem-Te-Vi, gargalhava na Cidade Baixa. Valentina, por sua vez, se divertia com a dupla no Hospital e Clínicas.

– Tem sido um desafio maravilhoso. Por um momento, os pacientes se transportam para outro lugar, e a gente vai junto. Até esqueço que estou em casa – conta Marilia, que chega a visitar pelo celular 10 crianças em um mesmo dia.

Hoje com 56 voluntários, a ONG Doutorzinhos foi fundada em 2006, quando o empresário Mauricio Bagarollo, de Porto Alegre, decidiu levar adiante o sonho de imitar o filme Patch Adams – O Amor É Contagioso (1998).

– Passei anos fazendo cursos de teatro e palhaçaria, sempre pensando no poder que um nariz vermelho tem dentro de um hospital. Atualmente, nosso processo de formação é um dos mais longos e rigorosos do Terceiro Setor – afirma Mauricio, hoje aos 44 anos.

Para entrar na ONG, o candidato enfrenta uma seleção e, se passar, ainda encara 70 horas de treinamento. Um doutorzinho jamais pode faltar a uma visita marcada – também não há tolerância para atrasos de mais de 10 minutos.

– As pessoas precisam entender o compromisso de um trabalho em hospital – explica o fundador.

Marilia Fernandes virou a doutora-palhaça Miloca há sete anos, pouco depois de se aposentar. Aprendeu na formação uma série de jogos, piadas e perguntas como a que fez ontem para Valentina: o que que a banana falou para o tomate?

– Eu que tiro a roupa, e tu que fica vermelho! – foi a resposta certa da menina.

Miloca e Bem-Te-Vi aplaudiram, dançaram, e Valentina deu risada. Como é bom ter gente legal por perto.

Fonte: GaúchaZH

Deixe um comentário