Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Enem 2019 começa neste domingo

Duas medidas de segurança foram acrescentadas neste ano: os lanches serão revistados e aparelhos eletrônicos não poderão emitir sons

Chegou a hora da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve mobilizar mais de 5,1 milhões de participantes, 218 mil deles no Rio Grande do Sul. A primeira prova ocorre neste domingo (3), com a aplicação das questões de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.

A vigilância para combater fraudes, que aumenta a cada edição do exame, foi reforçada neste ano com duas medidas. Todos os lanches e bebidas levados pelos estudantes para a sala de provas serão revistados e os candidatos donos de aparelhos eletrônicos que emitirem som serão eliminados do exame.

A obrigação de manter dentro do porta-objeto lacrado celulares, tablets, mp3, relógios com alarme, entre outros, não é novidade. O que foi adicionada é a punição pela perturbação sonora provocada por quem deixar algum aparelho ligado.

A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de cortar as folhas de rascunho personalizadas para economizar em papel e impressão, anunciada em março, provocou protestos e acabou revogada: o espaço com linhas para rascunhar a redação foi garantido, mas agora está no final do caderno de questões entregue no primeiro dia de provas.

Haverá, também, folha em branco para cálculos no caderno da prova de matemática. Veja abaixo outros detalhes, regras e dicas.

Dia 3 de novembro

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

As questões (45) avaliam conhecimento em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. A interpretação de texto é muito importante nesta etapa.

Redação

O aluno deve escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre temas socioculturais e comportamentais focados em uma “situação-problema”. Os professores não recomendam tentar adivinhar o tema e, sim, estar preparado para elaborar um bom texto, que apresente solução clara ao problema proposto.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

A prova abrange história, geografia, filosofia e sociologia. É a parte do exame que mais aborda temas da atualidade, como a inclusão de acontecimentos do cenário nacional ou internacional, usados como contexto para a construção das questões (45).

Duração: cinco horas e 30 minutos.

Dia 10 de novembro

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Reúne as questões (45) sobre química, física e biologia, incluindo sua associação com construções humanas e nos processos de desenvolvimento econômico, produtivo e social. A exemplo das outras áreas, as perguntas tentam fazer o aluno relacionar o assunto com o cotidiano.

Matemática e suas tecnologias

Envolve cálculos, geometria, interpretação de gráficos e tabelas, comparação entre medidas de grandeza, entre outros. As questões (45) são mais voltadas ao raciocínio lógico do que às fórmulas e testam a capacidade de aplicação dos conhecimentos numéricos na solução de problemas práticos.

Duração: cinco horas.

Horários

  • Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h.
  • As provas terão início às 13h30min. O término da prova será às 19h em 3 de novembro e às 18h30min no dia 10.
  • Recomenda-se chegar ao local da prova até as 12h, pois a entrada é proibida após fecharem os portões.

Local da prova

  • Foi divulgado em outubro no site do Enem. Para quem ainda não fez o trajeto até o local, orienta-se que se faça neste sábado, para evitar surpresas no domingo.

Novidades

  • Os cadernos terão espaço no final para rascunho da redação e cálculos.
  • Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação.
  • Se algum aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som durante a prova, seu dono será eliminado.

O que levar

  • Apenas caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, pode ser utilizada na prova.
  • É obrigatório apresentar documento original de identificação com foto.
  • Cédulas de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social e carteira nacional de habilitação com foto serão aceitas. Veja outros documentos de identificação admitidos no site do Inep.
  • Não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) aconselha levar também o cartão de confirmação de inscrição.

Gabarito oficial

  • Será divulgado na página do Inep em 13 de novembro. Os resultados estarão separados em dias e em cores.

Extraoficial

  • GaúchaZH publica nos dois dias de Enem um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. As respostas encontradas entram no ar a partir das 18h30min no primeiro dia (3) e das 18h no segundo dia (10), conforme as alternativas são preenchidas pelos especialistas. Veja aqui como utilizar o gabarito extraoficial.

Resultado

Causas para eliminação do candidato

  • Agir com incorreção ou descortesia com candidatos ou equipe responsável por aplicar o Enem.
  • Perturbar, de qualquer modo, a ordem local durante a realização das provas.
  • Comunicar-se com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, durante o exame.
  • Portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a aplicação das provas.
  • Usar ou tentar usar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame.
  • Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização das provas.
  • Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou outro acessório do gênero.
  • Se celular, tablet ou outro equipamento eletrônico, mesmo que lacrado no envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme.

*Fonte: GaúchaZH

Deixe um comentário