Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após os severos deslizamentos e enchentes que atingiram a Serra Gaúcha em maio de 2024, a BR-470/RS passa por um importante processo de reconstrução. O DNIT está construindo dois viadutos nos km 192 e 193, locais onde as curvas da rodovia foram totalmente destruídas.
🛠️ As estruturas — chamadas Obras de Arte Especiais (OAE) — terão 85 e 96 metros de extensão, com 15 e 17 metros de altura, respectivamente. O investimento do Governo Federal é de aproximadamente R$ 52,3 milhões.
🚗 Enquanto isso, o tráfego de cerca de 7 mil veículos por dia segue por desvios pavimentados, próximos ao traçado original. Mas os riscos de novos deslizamentos exigiram uma solução definitiva: viadutos elevados, construídos para que o trânsito flua com segurança acima das zonas de risco.
🔩 Diferencial técnico: As novas estruturas estão sendo feitas com vigas de aço, mais leves e ágeis de instalar que as tradicionais de concreto. A escolha garante maior estabilidade, especialmente em trechos de geometria curva e terreno acidentado.
🌧️ Com isso, mesmo diante de eventos climáticos extremos, a rodovia estará mais resiliente e protegida contra interrupções e acidentes.
📍 A previsão de entrega das obras é até o final de 2025, beneficiando diretamente os moradores e motoristas de Veranópolis, Bento Gonçalves e de toda a região do Vale do Rio das Antas.
📢 “Com essas obras, a BR-470/RS dá um passo importante rumo a uma reconstrução mais resiliente, moderna e segura”, destacou Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do DNIT.
📸 Foto: DNIT / Divulgação
📍 Fonte: DNIT