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O Governo do Estado deve divulgar ainda em maio a versão definitiva do Bloco 2 de concessões:
🔹 415 km em 7 estradas (RS-128, 129, 130, 135, 324, RSC-453 e BR-470) – regiões Norte e Vale do Taquari
🔹 Investimento previsto: R$ 6,7 bi em 30 anos (244 km de duplicações, 101 km de terceiras faixas e 16 pontes elevadas)
🔹 Pedágio em free-flow (pórticos), sem cabines.
O que está sendo ajustado após audiências públicas
• Redução da tarifa média (inicial: R$ 0,23/km – o governo já confirmou que ficará abaixo disso)
• Possível aumento do aporte público (de R$ 1,3 bi para até R$ 2 bi)
• Revisão da posição/quantidade dos 24 pórticos para não “dividir” comunidades vizinhas
• Antecipação de obras em trechos críticos (Ex.: Venâncio → Encantado; Estrela → Teutônia)
• Atualização do fluxo real de veículos, que pode baratear ainda mais a tarifa.
📌 Próximos passos
1️⃣ Publicação do edital, já com as mudanças.
2️⃣ Leilão em SP: vencerá quem oferecer maior desconto + menor aporte público.
Prefeitos, empresas e moradores seguem pressionando por preços justos e cronogramas mais rápidos — o Piratini afirma que está ouvindo todas as sugestões antes do anúncio final.
👉 Você concorda com pedágio via free-flow se a tarifa cair? Comente! 💬
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