Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Mais de 27 mil veículos fiscalizados na Viagem Segura do feriado de finados

Ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 204 acidentes nos três dias

A 109ª edição da Viagem Segura realizada no feriado de finados encerrou-se à meia-noite do domingo (3), com 27.356 veículos fiscalizados por Brigada Militar e seu Comando Rodoviário (CRBM) e também pela Polícia Rodoviária Federal. Juntos, os órgãos registraram 11.095 autuações desde sexta-feira (1).

Apesar do esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução da acidentalidade, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 204 acidentes nos três dias da Viagem Segura, que resultaram em 213 feridos e oito mortos no local. No ano passado, em quatro dias ocorreram 21 acidentes fatais, que resultaram em 24 mortes, contabilizado o acompanhamento das vítimas até 30 dias após a ocorrência.

Os órgãos de fiscalização realizaram 5.129 testes de etilômetro e a imensa maioria dos condutores abordados tiveram como resultado o índice zero (95,6%). Cinquenta e oito condutores foram flagrados sob a influência de álcool e retirados de circulação, sendo que 16, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias.

Outros 166 foram autuados por recusa ao teste. Isso mostra que Todos os infratores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento).

Um dos principais programas de segurança no trânsito do Estado, a Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Desde seu lançamento, em 2011, foram abordados 5.783.870 veículos, o que corresponde a 83,6% da frota do RS, que é de 6.917.855 (até setembro/2019).

*Fonte: Detran RS.

Deixe um comentário