Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

[Áudio] BM de Paraí recebe armamento oriundo da Consulta Popular

A Spark dispara dois dardos - com carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes - capazes de neutralizar sem causar lesão permanente ou morte.

A Brigada Militar de Paraí recebeu armamentos adquiridos com valores da Consulta Popular: um fuzil Taurus modelo T4 e também armamento não-letal da marca Condor, modelo Spark.

Ouça e entrevista com o Sgt. Rinaldi, da Brigada Militar de Paraí:



Homologada pelo Exército no fim de 2011, a arma brasileira Spark corta automaticamente a corrente após 5 segundos do momento do disparo, o que dificulta a ocorrência de choques prolongados de forma involuntária (a memória do dispositivo armazena os últimos 1.000 disparos, para que possa haver auditoria sobre seu uso). Além disso, libera 40% menos energia transferida durante o choque, suficiente para incapacitar temporariamente um indivíduo e com muito mais segurança, reduzindo ao máximo o risco de acidentes como os ocorridos com dois brasileiros, um na Austrália e outro em Santa Catarina.

Mas os itens de segurança não se restringem à limitação do tempo da descarga elétrica e à menor intensidade de amperagem. Anova arma brasileira possui também dispositivo de dupla ação, que evita acionamento acidental, e cartucho com trava de proteção. A Spark  dispara dois dardos – com carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes – capazes de neutralizar sem causar lesão permanente ou morte -, tem alcance de 6, 8 e 10 metros, mira a laser, memória digital e porta USB para captura de dados armazenados na arma sobre seu funcionamento.
O dispositivo elétrico nacional foi concebido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(Cefet). Ambos os órgãos reconheceram no projeto da Condor iniciativa relevante e que acabaria com a dependência do Brasil quanto à aquisição desse tipo de equipamento no exterior – a exportação encarece o produto.   

Spark em detalhes:   

  • Alcance de 6, 8 e 10 metros
  • Carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes
  • Baterias recarregáveis
  • Ambidestra 
  • Exclusiva chave de neutralização
  • Tecla de ejeção do cartucho
  • Memória digital interna com data e horário dos últimos 1.000 disparos
  • Número de série específicos na pistola e cartuchos
  • Mira a laser
  • Porta USB para captura de dados armazenados na arma

Veja como funciona neste vídeo.

Deixe um comentário