Rádio Club – Paraí RS

Rádio Club FM da cidade de Paraí, Rio Grande do Sul

Termina a campanha de doação de alimentos para a Liga de Combate ao Câncer de B. Gonçalves

Campanha que aconteceu durante o mês de outubro arrecadou alimentos e materiais de limpeza.

Nesta manhã a Sra. Adeli Pietrobiasi e seu marido estiveram na Rádio Club fazendo um agradecimento a toda população de Paraí pelo apoio, já que as doações neste ano foram tantas que serão necessárias duas viagens para levar todo o alimento e material de limpeza doados.

A Liga de Combate ao Câncer é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, apartidária, de reconhecimento público no âmbito municipal, estadual e federal. Foi criada em 1977 por um grupo de voluntárias que se colocaram à disposição da comunidade, tendo em vista as necessidades de auxiliar os pacientes em tratamento contra o câncer naquela época.

Entre os objetivos da Liga, que é assistencial e sem fins lucrativos, está o desenvolvimento de ações voltadas a prevenção do câncer, além de apoiar as pessoas que estão vivendo com a doença. O trabalho é desenvolvido exclusivamente por voluntárias que atuam ativamente em todos os projetos e são as responsáveis pelo sucesso e resultados atingidos pela Liga de Combate ao Câncer. Diversos resultados positivos já foram conquistados – prova disso é o amplo rol de ações direcionadas ao estímulo da prevenção e da busca pelo diagnóstico precoce do câncer, valendo-se de ferramentas como programas de combate ao tabagismo, custeio de medicamentos e exames, atendimento psicológico, nutricional, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, banco de perucas e sutiãs, grupo de artesanato e palestras.

Mas quando se trata de apoio a quem faz o tratamento contra o câncer uma das mais importantes atividades da liga aparece: a disponibilização de acomodação sem custo para quem se trata do câncer em Bento Gonçalves.

Muitos pacientes que realizam tratamento no Centro de Oncologia de Bento Gonçalves são oriundos de outros municípios e, em razão da necessidade de locomoção até lá, sofrem desgastes que acabam influenciando em seus tratamentos. A casa de acolhimento foi criada com o objetivo de facilitar a rotina e minimizar a necessidade de locomoção e viagens dos pacientes portadores de câncer que estão em tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

A casa está localizada em um ponto estratégico da cidade, com 14 leitos distribuídos em três andares, possui ainda três banheiros, uma sala de jogos e leitura, rouparia, área de serviço, sala estar-jantar, escritório, recepção, copa, terraço e jardim. Atualmente quatro voluntários da Liga se revezam para dar apoio aos hóspedes que podem permanecer hospedados no local por tempo indeterminado, desde que estejam realizando tratamento.

O sonho de oferecer uma casa de acolhimento se tornou realidade graças ao apoio de muitas empresas e profissionais que colaboraram e se envolveram na reforma e aquisição de toda mobília e eletrodomésticos. A manutenção dessa estrutura tem sido feita dentre outras formas com o apoio de empresas, profissionais e da população em geral.

A casa fica localizada na rua Ramiro Barcelos, 580 em Bento Gonçalves, e funciona 24 horas.  Os interessados podem entrar em contato com a Liga de Combate ao Câncer pelo fone (54) 3451.4233 ou diretamente na Sede da Liga, na rua Paraná, 31.

Deixe um comentário